O que é o mercado livre de energia?

Mercado Livre ou ambiente de contratação livre é um ambiente de compra e venda de energia em que as condições e os preços são definidos diretamente com o cliente. Nesta modalidade, os consumidores podem escolher e comprar energia diretamente com as empresas que geram ou comercializam. Ou seja, a negociação é livre, e um dos principais atrativos são as condições comerciais obtidas neste modelo de contratação.

Baixe o nosso ebook sobre o Mercado Livre de Energia e saiba mais!

Quero Baixar Imagem de uma seta para a direita

Quer Saber mais?
Fale com nossos especialistas.

Como Funciona o Mercado Livre de Energia Elétrica?

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negócios em que vendedores e compradores podem negociar energia elétrica livremente entre si,
isso permite que consumidores industriais e comerciais contratem seu fornecimento de energia,negociando preço, prazos e condições comerciais
diretamente com os geradores e comercializadores.
Existem dois tipos de ambientes para contratação da energia, são eles:

AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO REGULADA (ACR) - MERCADO REGULADO

A contratação de energia no Mercado Regulado é realizada entre o consumidor cativo e a concessionária de distribuição a qual ele está conectado.

Esse tipo de contratação não permite negociação de preços, ou seja, cada unidade consumidora paga apenas uma fatura de energia mensalmente, incluindo os serviços de distribuição e geração da energia, com tarifas estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE (ACL) - MERCADO LIVRE

Ao contratar a energia de forma customizada, as suas atividades tornam-se mais competitivas.

A negociação deve obedecer às regras de comercialização definidas pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Cada unidade consumidora paga uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local (tarifa regulada) e uma ou mais faturas referentes à compra da energia ao gerador ou comercializador (preço negociado de contrato).

  • Não permite negociação de preços

  • Tarifas estabelecidas pela ANEEL.

  • Vendedores e compradores podem
    negociar energia elétrica livremente

  • Ao controlar a energia de forma
    customizada, as suas atividades
    tornam-se mais competitivas.

Qual papel da ANEEL e da CCEE no Mercado Livre de Energia?

Play

O que é Mercado Livre de Energia?

Play

Quais as vantagens do Mercado Livre de Energia?

Play

Como migrar para o Mercado Livre de Energia?

Play

Como funciona o Mercado Livre de Energia?

Play

Como migrar para o Mercado Livre de Energia e quem pode se beneficiar? Qualquer indústria, comércio ou empresa ligada em média ou alta tensão desde que atenda os critérios abaixo:

Consumidor livre

Empresas com demanda contratada igual ou superior a 1500kW

Empresas que tem uma demanda total contratada igual ou superior 1500kW podem contratar energia no Mercado Livre de Energia, de qualquer fonte de geração disponível. É importante ressaltar que a demanda total contratada pode ser contabilizada por unidade ou por somatório de unidades com o mesmo CNPJ.

Consumidor especial

Empresas com demanda contratada entre 500kW e 1500kW

Empresas que tem uma demanda total contratada superior a 500kW e 1500kW podem participar do ambiente de contratação livre. Sua energia contratada virá da geração através de fontes renováveis, como hidrelétricas de pequeno porte, fontes eólicas e termelétricas, por exemplo. Também nesta categoria de clientes é possível agregar a demanda contratada com somatório de unidades com o mesmo CNPJ.

QUER MIGRAR SEM BUROCRACIA? VENHA PARA O O COMERCIALIZADOR VAREJISTA!

O mercado varejista é indicado para consumidores de médio e pequeno porte. Uma ótima alternativa para quem deseja os benefícios do mercado livre de energia, sem burocracia e processos complexos.

COMO FUNCIONA O COMERCIALIZADOR VAREJISTA NO MERCADO LIVRE DE ENERGIA?

A carga do consumidor é modelada abaixo do varejista, sendo este último responsável pelo fornecimento de energia, bem como gestão e representação na CCEE e todas as atividades operacionais envolvendo o mercado livre de energia.

Todas as responsabilidades relacionadas à CCEE, como adesão, contabilização, liquidação financeira e penalidades, serão de inteira responsabilidade do Comercializador Varejista.

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO COMERCIALIZADOR VAREJISTA:

  • Sem burocracia

    O cliente somente consome a energia e o Comercializador Varejista fica responsável por todas as atividades e burocracias do mercado livre.

  • Melhores Preços

    O acesso ao mercado livre permitirá ao consumidor adquirir energia em melhores condições de preço, ao negociar diretamente com o gerador.

  • Flexibilidade

    Produto customizado para cada cliente com flexibilidade de preços e prazos.

  • Previsibilidade

    Ao optar por essa modalidade, é possível prever os custos da energia evitando mudanças repentinas na tarifa da distribuidora.

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO MERCADO LIVRE DE ENERGIA?

  • Redução de custos

    Este é o principal benefício, a redução dos custos, gerando competitividade aos seus produtos ou serviços.

  • Previsão de custos

    Melhor previsão orçamentária para a sua empresa, já que o preço é pré-definido até o final da contratação (com correção pela inflação), evitando as variações de tarifas no Mercado Regulado.

  • Livre negociação

    A escolha do seu fornecedor de energia e a negociação de prazos e condições comerciais garante maior performance e rentabilidade para o seu negócio.

  • Contrato único para diversas unidades consumidoras

    Você assina um único contrato para várias unidades consumidoras, por meio de um sistema de compensação que administra as sobras e faltas de energia.

  • Sustentabilidade

    A contratação de energia advinda de fontes renováveis, como pequenas centrais hidrelétricas, usinas solares e eólicas contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Já está no Mercado Livre e quer comprar energia?

E AS EMPRESAS QUE AINDA NÃO ATINGEM ESSES CRITÉRIOS?

As empresas que ainda não atendem o critério de Consumidor Livre devem ficar atentas, pois já está prevista uma abertura gradual do Mercado Livre de Energia a partir de 2021. Confira abaixo as novas faixas de elegibilidade:

  • A partir de 1° de janeiro de 2021, para consumidores com carga igual ou superior a 1.500 KW

  • A partir de 1° de janeiro de 2022, para consumidores com carga igual ou superior a 1.000 KW

  • A partir de 1° de janeiro de 2023, para consumidores com carga igual ou superior a 500 KW

POR QUE A AES BRASIL?

  • Estudos personalizados

    Realizamos estudos na medida ideal para atender a sua necessidade e oferecer sempre a melhor opção de contratação.

  • Representação na CCEE

    Orientamos nossos clientes na adesão e modelagem dos pontos de consumo na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e garantimos suporte em questões regulatórias, como mudanças na legislação e acompanhamento de processos e audiências públicas.

  • Gestão de energia

    Elaboramos estratégias de consumo, melhor período de contratação, compra e venda de energia no curto prazo e definição de parâmetros de sazonalidade.

  • Relatórios gerenciais

    Disponibilizamos relatórios de acompanhamento e desempenho, com detalhamento dos custos mensais e comparativos de resultados entre o mercado regulado e o livre.

Quer Saber mais?
Fale com nossos especialistas.

SOLUÇÕES DE ENERGIA COMPLEMENTARES

Gestão de Energia Elétrica

Saiba mais Imagem de uma seta para a direita

Certificado de Energia Renovável (REC)

Saiba mais Imagem de uma seta para a direita